As Seis Lições
Síntese da obra do grande economista Ludwig von Mises, talvez o maior da história, As Seis Lições pode ser considerado a melhor introdução ao pensamento do mestre e um grande resumo de sua extensa produção acadêmica.
A Lei
Ninguém como o economista e jornalista Frédéric Bastiat (1801-1850) transmitiu com brilho, simplicidade e extraordinário senso prático a importância moral e material da liberdade. Seus textos sempre curtos, mas repletos de um bom humor irônico, convidavam os adversários ao debate, ridicularizando praticamente todos os chavões intervencionistas.
A Anatomia do Estado
Em A Anatomia do Estado, Murray Rothbard explica o que o Estado é e o que ele não é. Ele mostra como o Estado nada mais é do que uma instituição que viola tudo aquilo que consideramos honesto e moral, sempre agindo sob uma falsa aura de bondade e preocupação com o cidadão. Rothbard demonstra como o Estado devasta a liberdade, destrói a civilização e ameaça a vida, a propriedade e o bem-estar social de todas as pessoas.
Da Produção de Segurança
Molinari foi ainda mais longe e expandiu a lógica dos argumentos às suas últimas consequências, concluindo que o mercado também era melhor para prover aquele serviço que o estado alegava ser seu monopólio: a segurança. Desta maneira, sua contribuição ímpar foi a de nos distanciar da falsa suposição de Hobbes de que, por alguma razão, o estado seria necessário para evitar que a sociedade se degenerasse no caos.
Vícios Não São Crimes
Vícios não são Crime foi escrito em 1875 pelo advogado, empreendedor e político Lisander Spooner. É de uma atualidade marcante assim como seu modo peculiar de encarar o assunto desta obra: “Os vícios são simples erros que um homem comete ao buscar a sua felicidade individual.”
O que se vê e o que se não vê
O livro é composto por nove ensaios, em que o autor francês critica análises superficiais focadas no curto prazo em detrimento do longo prazo. O primeiro seria o que se vê; mas é preciso levar em conta o efeito daquilo que não se vê de forma imediata, e é este o problema, pois a maior parte dos indivíduos, leigos, aplaudem determinadas medidas econômicas pensando apenas no impacto imediato favorável, desconsiderando consequências de médio e longo prazo, que podem ser adversas.
A Origem do Dinheiro
A teoria de Menger começa com a ideia de que o valor de um bem ou serviço não é inerente a ele, mas sim uma função da sua utilidade para o consumidor. Por outras palavras, o valor de um bem é determinado pela forma como as pessoas o percecionam e o utilizam para satisfazer suas necessidades e desejos.
O Caminho da Servidão
O Caminho da Servidão é, com certeza, a obra mais conhecida e uma das – se não for a – mais popularmente influentes de Friedrich August von Hayek. Ela figura na lista da Martin Seymour-Smith como um dos 100 livros mais importantes já escritos na história. Em 2007, a Universidade de Chicago estimou que mais de 350 mil cópias já foram vendidas desde o seu lançamento em março de 1944, provando que é ainda hoje não só "relevante" como fundamental para aqueles que combatem o autoritarismo e o despotismo político e querem entender o processo filosófico, histórico e psicológico desse mal. A grandeza da obra está em sua capacidade de criticar o socialismo e o fascismo de maneira límpida e inteligente, com insights que beiram a genialidade, transpassando o muro do tempo e chegando até nós com o frescor de novidade.